sexta-feira, novembro 11, 2005

Adeus Chichester

Faz hoje duas semanas que me despedi de Chichester, da vida de contacteante… que me despedi de uma experiência fabulosa.

Apesar de nem tudo ser positivo recomendo o programa Contacto a toda a gente… a “lotaria” dos estágios por vezes reserva-nos uns estágios que em nada dignificam o programa, mas por outro lado abre a porta a uma fantástica experiência de vida.

Através do programa tornei-me completamente independente. Parti “sozinho” numa aventura, conhecia novas culturas e pessoas, renovei as minhas ambições. Um novo mundo nasceu… cheio de oportunidades e sem fronteiras. Um mundo onde neste momento planeio a minha carreira.

O estágio na Valsan foi muito mau… não me deram responsabilidades… não me integraram na equipa… Ficou o contacto com algumas pessoas e pouco mais… Viver em Chi foi uma experiência engraçada. Soube-me bem viver num sítio sossegado onde não há stress… uma vila bonita rodeada pelas lindas paisagens dos Downs e do Harbour onde sempre que podia partia em aventura de bicicleta. Mas acabei por não ficar lá muitos fins de semanas… a vontade de viajar e de conhecer sítios diferentes não permitiu…

Os short breaks de fim-de-semana foram fantásticos… visitas a comunidade contacteante e aos seus confortáveis sofás… noitadas onde as Libras simplesmente voavam e onde no dia seguinte surgia sempre um sorriso.

Agora tudo é diferente… já não escrevo de Chichester mas de Londres… em vez de viver numa casa com mais cinco pessoas vivo sozinho… em vez de não fazer nada no trabalho tenho projectos. É sem dúvida mais um passo em frente, mais um ano de novas experiências e de mais responsabilidades…

Esta na altura de acabar o livro. Obrigada a todos que acompanharam estes relatos das minhas aventuras.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Agitação

Os últimos meses de Contacteante tem sido muito agitados… é a definição do futuro, o “início” do trabalho na Valsan, a visita da família e de Amigos, são as últimas escapadelas. Hoje resolvi fazer uma pequena pausa… o Blog também tem os seus direitos…

Cheguei de Manchester um bocado cansado de uma longa viagem de comboio… mas mal tive tempo para descansar… terça-feira era a despedida/aniversário do Matos em Londres e a chegada da Raquel e da Mané. O jantar no Pomodoro foi como sempre muito animado... os primeiros mimos da irmã… seguido de várias Tequillas Bum Bum levaram-me para Soho… e daí para casa do Lei. A ideia era dormir uma hora para apanhar o primeiro comboio da manhã… mas quando dei por ela tive que mudar rapidamente de planos… estava apenas 2 horas atrasado… Foi sem dúvida uma tarde muito difícil… Quando cheguei a casa fui directo para o vale dos lençóis…

Mas também não tive muito tempo para recuperar… é que na quinta era a despedida do Artur no sítio do costume… O fim de semana foi passado a matar saudades da família… e a levá-las as compras… (sou um santo) … só para verem no sábado fomos apenas a dois sítios… Portebelo Road e Camden Town… Foi excelente ter de novo todo a carinho e preocupação da minha Linda irmã.

A semana anterior tinha sido desgastante… e tinha mesmo que descansar… a visita ao Palácio Real chamava por mim… e queria estar na máxima força… Fui super motivado para um dos passeios que mais desejava fazer este ano… O primeiro contacto com a Princesa S deu-se no seu humilde Palácio… Sem dúvida um espaço com muito estilo e luz… um local de sonho… O seu reinado é muito bonito… e o seu povo também. Tudo muito limpo e ordeiro… mesmo quando a quantidade de álcool no sangue já era considerável. O Príncipe S chegou mais tarde e depressa começou a organizar uma saída nocturna. O tempo esteve simplesmente fabuloso… Subimos a uma torre fantástica e original que revelou uma vista pela cidade inacreditável. Era hora de voltar e com muito custo lá tive que me despedir dos Amigos…

Mas não tive tempo para parar… segunda-feira chegou o meu Pai… razão para festejar com um jantar especial… Uma bela feijoada de marisco… os meus house mates deliciaram-se com os meu dotes de culinária. Na terça o destino era Old Trafford… e sonhar que o Glorioso conseguisse um bom resultado no teatro dos Sonhos. Infelizmente o meu sonho não se concretizou… vi um bom jogo e um fantástico apoio… não há dúvida que quando estamos longe sentimos as coisas de maneira diferente.

O próximo destino foi o País de Gales… a convite de um casal amigo que também trabalha na Valsan. A casa fica situada no Norte perto da “fronteira” com a Inglaterra… num monte muito sossegado, tem uma vista para montes verdes onde não faltam as famosas ovelhas. Não se houve um barulho apenas a natureza… que bem que se está no campo. Ainda demos um passeio pela região onde destaco Harlech uma vila com um belo Castelo envolvido por paisagens inacreditáveis. Foi sem dúvida um fim-de-semana especial que espero poder repetir no futuro…

Os dois últimos fins-de-semana foram passados em Londres… a vida de Contacteante está a chegar ao fim… e já começaram os encontros de despedida… já comecei a olhar para as coisas de maneira diferente. Mesmo sabendo que vou continuar em Inglaterra sei que nada vai ser igual… mas estou muito motivado para abraçar novos desafios. Lost in Chichester vou estar sempre… mas com um Blog que me vai ajudar a encontrar.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Manchester

Este fim-de-semana foi especial… com dois objectivos muito distintos… O mais importante foi conhecer o local que me prende vezes sem conta a ouvir o Sr. Toninho… a cidade onde ele viveu exactamente com 27 anos… e depois a oportunidade de ir ao Teatro dos Sonhos ver o grande derby da cidade - Manchester United V Manchester City.

Manchester é uma cidade muito pouco britânica… Parece uma cidade da Europa central com muitos edifícios grandes do século XVIII envolvidos numa malha urbana que não parece nada planeada… A zona comercial é muito extensa e os centros comerciais assumem uma posição de destaque, sendo mesmo considerados uma atracção turística. Tem um City Hall imponente e uma Galeria de arte onde podemos observar a evolução da cidade. A Catedral é pequenina mas com bonitos acabamentos. Numa zona sombria da cidade encontramos muitos bares e restaurantes com muito nível… onde podemos jantar a ouvir uma música ambiente ou ir a um Jazz Club com excelente música ao vivo. No centro também tem noite… mas tem de se ter cuidado para não ir parar a Gay Area.

Uma paragem obrigatória foi visitar o Nº10 em Mauldeth Road Withington. A casa onde o meu Pai viveu… Situada nos arredores de Manchester fica relativamente perto da Universidade… Todas aquelas histórias tinham que ter uma imagem real… foi muito bom poder estar ali… mais perto de tudo. Na minha cabeça imaginei que ia ser reconhecido e assediado na rua por ex. conquistas… que podia encontrar alguém parecido comigo… imaginação fértil fruto de excelentes momentos a ouvir relatos inacreditáveis…

O outro ponto alto da viagem foi o grande derby da cidade... (a "única" atracção turística). O ambiente no estádio estava fantástico… não se via uma cadeira vazia… os adeptos a cantarem durante os 90 minutos… não eram claques organizadas mas adeptos normais a apoiar a sua equipa… jovens, homens, mulheres… simplesmente inacreditável. O jogo em si não foi nada de especial… penso que o Manchester United sentiu bastante a falta do Ronaldo e acabou por jogar sempre de uma forma muito previsível e de certa forma apática….
Só espero que joguem assim da próxima vez que lá for…

domingo, setembro 04, 2005

Mariscada

Este fim-de-semana tinha previsto ficar em Chichester… dar uma volta de bicicleta ou mesmo ir à praia… Fazer o meu CV Inglês e descansar…

Na sexta-feira falei com a Luísa e soube que ia haver uma mariscada em Londres… e fiquei ali a pensar nos pobres bichinhos…muito tentado em mudar de planos. Decidi então que ia a Itchenor a um Pub comer umas amêijoas que são uma delícia para compensar a ausência na mariscada.

Quando sai do escritório fui para o ginásio e os pobres dos bichinhos ainda estavam na minha cabeça… quando cheguei a casa foi a gota de água… estava sozinho… uma sexta feira à noite sem programa… SOZINHO… e depressa me rendi… falei com a família Barros e decidi que ia tratar do CV essa noite, descansar e partir de madrugada para Londres…

Mas tive uma agradável surpresa… a Dawn que já não via há mais de 3 semanas estava em casa… Fiz-lhe grande festa e perguntei se ia sair… resposta afirmativa… ela ia ter a um Pub com uma ex. colega que fazia anos… Maravilha já tinha programa… acabou por ser uma noite calma, com um final de detectives e que adiou a elaboração do CV para a viagem de comboio.

De manhã acordei cheio de vontade de ir para a Mariscada… preparei a as coisas com calma… tinha tempo e parti rumo a Londres… Já no comboio liguei o portátil para a grande missão CV… mas distraído não gravei o CV antigo no disco do computador… Paciência… parece que o CV ia mesmo ficar adiado.

A mariscada era em casa do Artur… e a ementa camarões cozidos e Sapateiras… O dono da casa revelou-se um grande chefe de cozinha… fez uma caquinha excelente. Bem guarnecidos de cerveja passamos um bom início de tarde. Depois já animados resolvemos ir dar uns toques num ringue para crianças… o objectivo era não correr muito… mas depressa chegou um desafio… 5 crianças com os seus 12 – 15 anos queriam fazer um joguinho… claro que não vacilamos. Acabamos por ficar a jogar mais de 2 horas… ganhamos mas o golo da “vitória” demorou uma boa meia hora a ser concretizado… Depois para acabar o resto das cervejas fomos jogar cartas… King… acabou às 2 horas da manhã com todos já muito bem dispostos.

O domingo foi passado num parque nos arredores de Londres… um excelente barbecue.
As meninas apresentaram um menu exótico SUSHI… Eu não sou grande apreciador mas admito que as meninas se esmeraram… 4 horas para juntar o arroz o peixe e as algas… Valeu o esforço, estavam muito saborosos… Claro que não faltaram as fêveras e os hambúrgueres e muito sumo… (é verdade não levamos cerveja… porque será???) Passamos ali uma tarde muito tranquila… boa conversa e para terminar mais uma jogatana de cartas.

Agora só falta mesmo actualizar o CV…

terça-feira, agosto 30, 2005

Bad Religion

Ontem cumpri um dos meus sonhos de 16 anos… Ver os Bad Religion ao vivo…

Foi sem dúvida uma das bandas que mais ouvi durante o secundário… tinha mais de 3 Cd`s e muitas cassetas gravadas com diferentes álbuns… passava horas a abanar o capacete ao som de Generator e 21th Century Digital Boy…

Infelizmente nessa altura eles não foram tocar a Portugal… lembro-me de um concerto em Vigo que já não sei porque razão não pude ir…

Quando o Barros me ligou a perguntar se queria ir ver esse concerto a resposta foi óbvia… Era uma oportunidade única de os ver ao vivo.

Tinha só um pequeno se não… é que já não acompanhava a evolução da banda desde que entrei na faculdade… mas certamente que eles iriam tocar umas clássicas para vibrar à força toda…

O Concerto foi num palco inacreditável em Tottenham Court Road… Astoria… com uma zona de plateia reduzida em baixo… e em cima uma grande Tribuna… tudo preto… bares a volta… em qualquer lugar que se estivesse da plateia via-se lindamente.

Nós chegamos mesmo na hora de abertura de portões… e havia muitos miúdos à espera para entrar… sem dúvida que fiquei surpreendido com o público jovem da banda… há que lembrar que o grupo já toca desde o início dos anos 80.

O concerto abriu com uma música que não conhecia… e o moche não tardou em aparecer… consegui ficar na fronteira, descaído para o lado direito, a uns 4, 5 metros do palco.

A segunda começou com uma batida que reconheci logo… 21th CENTURY DIGITAL BOY… saltei logo para cima do Barros… só essa música já justificava a minha presença… e a partir desse momento foi sempre sem parar… no início mais tímidos na fronteira do moche… para acabar lá no meio ao lado de uns bichos de tronco nu que pouco se mexiam mas que limpavam tudo o que neles tocava…

Estava a curtir largo… completamente encharcado de suor não parava de saltar, cantar. O calor era tanto que às vezes sentia dificuldade em respirar no meio dos matulões… nos intervalos das músicas olhava para o tecto e tentava encher os meus pulmões de oxigénio o máximo possível para aguentar a música seguinte. A nossa volta estava tudo louco… cheguei a estar a 2 metros do palco no meio dos empurrões… Em grande.

Parecia que naquela hora e meia de concerto o tempo tinha voltado para traz… tinha de novo 16 anos a vibrar com todas aquelas músicas… ainda sabia as letras quase todas… um sonho realizado.

O meu Lindo aspecto depois do concerto

YORK

O fim-de-semana à interrail arrancou com uma ressaca tremenda…

As primeiras voltas à cidade foram dadas sem parar… sem precisar o que estava a ver… apenas um divagar pela cidade. Sabia que tinha muito tempo para realizar a visita por isso não me preocupei e simplesmente continuei a andar…

Ao final da tarde estava exausto e tive a sábia ideia de ir descansar para o hostel.

No quarto conheci um Americano e um Belga (Brandon e Kevin) que também estavam a viajar sozinhos… Fomos para o bar beber uns pints e acabamos por ir jantar à cidade onde depois fomos a um Pub beber mais umas cervejas. Eles eram fixes mas muito diferentes de mim… foi agradável para se ter diferentes perspectivas das coisas.

No sábado comecei verdadeiramente a minha visita a York. Durante a manhã fiz uma visita guiada pelos principais pontos da cidade. Foi interessante mas acho que tive um pouco de azar com o guia… um mestre da “Minster” que me explicou tudo sobre os vitrais da catedral mas que não desenvolveu muito às inúmeras batalhas que as muralhas disputaram.

Depois de 3 horas de Tour fui ver o passado Viking da região ao Jovik (Nome Viking da cidade de Yorl) e o Clifford`s Tower… a torre que esta estrategicamente situada junto a junção de dois rios.

Clifford`s Tower

York é uma cidade que têm influências de várias civilizações… Romana, Viking, Anglo Saxónica… sendo bastante interessante analisar por exemplo as muralhas e verificar a presença de todas as civilizações. Tem também várias ruínas muito interessantes e um centro da cidade magnifico, com ruas de tempos medievais onde destaco “Shambles” com casas tortas e únicas.

Ao final da tarde voltei ao hostel para encontrar algumas pessoas. Conheci uma Australiana viciada em Harry Potter… e pouco depois chegaram o Brandon e o Kevin. Tivemos um boacado à conversa mas o ambiente estava muito morno.

Até que recebi um telefonema do Nuno Martins C8 que estava em York a visitar uns amigos. Fui ter com ele e com a Nina (Suiça), Catarina e Felipe (amigos de Portugal) e passamos uma noite muito agradável…. jantamos lindamente num restaurante italiano para depois uma ida a um bar para mais momentos de confraternização. Já cansado e com o olho a fechar voltei depois para o hostel.

No domingo aproveitei para ir conhecer por dentro a “Minster” e mais uns museus. A meio da tarde fui ter com o grupo do Nuno e passamos umas boas horas relaxados… a ver um filme, a beber vinho e a conversar. Soube muito bem estar tranquilo com boa companhia.

Na segunda aproveitei para deambular mais um bocado pelas muralhas e pelo bonito centro. Depois do almoço fui para um parque muito bonito à beira rio e com ruínas fantásticas durante a hora da siesta… antes do regresso a Londres.

Aniversário

Este ano foi a primeira vez que passei o meu aniversário fora de Portugal. No interrail cheguei a passar a meia-noite num comboio algures em Espanha… mas de manhã tinha o meu pai e irmã com um abraço à espera na estação.

Normalmente passo o dia de anos em Cerveira com a família e amigos. Sempre em festa, e com noitada até as tantas… Acho que é por isso que adoro fazer anos… porque convivo sempre com as pessoas que mais gosto.

Este ano foi um bocado diferente mas muito gratificante…

Primeiro começou com uma jantarada em Londres com Amigos que conheci através do Contacto. São os meus grandes companheiros de aventuras deste ano e foi um prazer ter passado a meia-noite em excelente companhia. Claro que a noite envolveu noitada… muitos copos e até “beijos em família”.

O dia foi sem dúvida bastante diferente. Peguei na mochila e com espírito interrail parti rumo a York para conhecer uma cidade com muita História. Mas sem dúvida que o melhor do dia foram todos os telefonemas, sms, e-mails que recebi… que nunca me deixaram sentir sozinho.

Para o ano não sei onde é que estarei… o futuro é um espaço por definir… mas tenho a certeza que nesse dia estarei com um belo sorriso.

domingo, agosto 21, 2005

BATH

O destino este fim-de-semana foi a cidade turística de Bath. Bath fica no sudoeste inglês… muito perto de Bristol. É muito cidade românica muito conhecida por causa dos banhos e da sua pedra… todos os edifícios da cidade (incluindo a Catedral) são construídos com essa pedra branca e lisa… a vista sobre a cidade é simplesmente inacreditável.

fotografia da praxe no Royal Crescent

Juntamente com o Faro, Lei e Veiga parti na aventura… a moral do grupo estava em alta… e nem o facto de termos perdido a estrada correcta e de termos andado 30 minutos à procura de um parque de estacionamento perturbou a moral.

Chegamos um bocado tarde… fizemos o Check In no Backpackers e fomos para a noite… já era 1 da manhã e já não se via muitas pessoas no rua… meios desorientados confiamos num taxista para nos levar a um sítio que desse para beber uns copos e comer qualquer coisa… e só vos digo que pelo menos deu para rir… deve ter sido o pior sítio que já vi na minha vida… elas eram simplesmente horríveis… velhas… vimos um sacanso de uns velhos indescritível… ainda nos rimos bastante…

No dia seguinte começamos logo com um tour grátis pela cidade. A caminhada de duas horas foi excelente para percebermos a evolução da cidade… e alguns detalhes muito interessantes.

Depois fizemos uma pausa para almoçar… e ai começou a “noite”… depois do almoço fizemos um rally das tascas… estávamos com grande andamento… jantamos num restaurante espanhol e pimba mais sangria… a paella também estava boa… e acabamos a noite num Club com muito andamento… Foi simplesmente em grande... foi sem dúvida a noite que mais me diverti em Inglaterra… uma noite “temática” com meninas bonitas, "Gordinhas" e muito boa disposição…

O acordar foi seguido de uma bela caminhada de 2 horas pelos arredores de Bath… e que mesmo assim não foi suficiente para iniciar a ressaca… O pequeno-almoço virado para a Catedral teve muito nível… e para acabar a visita aos Banhos Romanos… Impecável.

Sem dúvida que Bath vai ficar bem marcado nas minhas recordações.

O grupo que esteve o fim de semana sempre a curtir

quarta-feira, agosto 17, 2005

Twickenham

Este fim-de-semana fui ao grande palco do Rugby Inglês, Twickenham, ver um torneio de Sevens com a companhia do Veiga, Faro e Artur. O torneio é considerado o melhor torneio de Sevens de Verão e nele constam as melhores equipas de Inglaterra.

No comboio já se sentia o ambiente especial do evento… mas foi cá fora que vimos a sua verdadeira dimensão… um mar de gente a caminhar na mesma direcção… nós deixamo-nos levar pela corrente. No caminho grupos de Ingleses a carregarem paletes de Cerveja… ainda pensamos em comprar algumas… mas quando chegamos a porta de entrada verificamos que era impossível levar bebidas para o recinto… por isso via-se muitas pessoas encostadas nos passeios a beberem todo o seu stock.

Quando entramos o estádio ainda estava muito vazio (já sabem a razão) … mas com o começar dos jogos a moldura humana foi-se compondo…

No primeiro jogo vimos o British Army dominar o desafio… não deixando a outra equipa respirar…

De modo a tornar o jogo mais aliciante criamos um círculo de apostas… onde cada um apostava uma libra nas equipas que achava que iam vencer o torneio… desta forma passamos a viver os jogos de uma forma mais intensa… O Veiga e o Artur, mais experientes, iam fazendo múltiplas apostas… quem marca o primeiro ensaio? O pontapé vai aos postes? Quem será o vencedor da partida?

As minhas primeiras aposta foram para Bath, por ser a próxima cidade a visitar, e Sales Sharks, a única equipa que tinha um nome relacionado com o mar. Aos poucos fui entrando no espírito e fazendo umas apostas com o Veiga…

O jogo em si acaba por ser muito diferente do jogo de Rugby normal. Como há menos jogadores num terreno com as mesmas dimensões os espaços são muito maiores. A defesa não ataca logo o homem que tem a bola, tendo que defender mais a zona de forma a ocupar melhor todos os espaços… e sem dúvida que são os jogadores mais rápidos que se destacam… a furar as linhas defensivas rumo aos ensaios. Os pontapés aos postes também são diferentes… a bola em vez de ser colocada no solo é chutada com a mão… aspecto que foi determinante no final do dia…

As “minhas” equipas (as duas de azul e branco… apostei sem saber as cores é claro… primeira e última vez que faço uma apostas destas) não tiveram grandes resultados… Os Sharks caíram logo no primeiro jogo, Bath perdeu na segunda eliminatória em jogo muito disputado… As 3 equipas do Veiga perderam logo à primeira… o Faro perdeu os Tigers na meia final… e sem dúvida que a melhor aposta foi a do Artur – Gloucester – os grandes campeões da noite.

O grande momento do dia foi sem duvida uma pequena aposta que o Veiga propôs num pontapé aos postes… 1-10. O chuto era encostado a linha e ninguém tinha até ao momento ficado perto dos postes em situações idênticas… eu convicto que ia receber mais £1 aceitei o desafio… bem que me custou ir a carteira e sacar da nota… Sinceramente não sei se ele e muito mijão ou se sou eu que sou muito azarado.